terça-feira, 16 de julho de 2013

Costumes

Tradições de Casamento

Atirar o ramo, oferecer a liga e os noivos do bolo ou levar alguma coisa emprestada são algumas das numerosas tradições, costumes e superstições que envolvem os casamentos. Mas sabemos realmente o seu significado e de onde vêm?
São muitas as tradições e costumes ligadas ao matrimónio e à cerimónia nupcial. Apesar de algumas poderem parecer antiquadas, outras são muito atuais. Em qualquer um dos casos, pouco sabemos das suas origens e significados. Respeitamo-las mais por superstição do que por crença.
Em seguida explicamos o porquê de algumas das tradições e costumes de casamento mais populares.

Liga


O vestido branco
Pode parecer mentira, mas vestir de branco é uma moda relativamente moderna, mais concretamente do século XIX, quando a rainha Victoria   se decidiu casar desta cor com Alberto de Saxe-Coburg. O branco também é símbolo de pureza e virgindade.
Algo velho, algo novo, algo azul e algo emprestado
A tradição diz que a noiva deve chegar ao altar com:
  • Algo velho que representa a ligação da noiva com as suas origens familiares e com o seu passado, bem como a passagem a uma “nova vida”.
  • Algo novo que representa a esperança na nova vida que espera a noiva, cheia de felicidade e bons agouros.
  • Algo azul, símbolo da pureza e da fidelidade no casal.
  • Algo emprestado que representa a felicidade e a boa sorte desejados ao futuro casal por parte de uma verdadeira amizade.

Vestido casamento

O anel de compromisso
Simboliza o amor eterno do noivo pela sua futura esposa, um amor tão forte e puro como o ouro e os diamantes, materiais normalmente utilizados na elaboração de anéis de noivado.
As alianças
O ritual da troca das alianças tem a sua origem na cerimónia pagã da Roma Antiga, embora já os egípcios trocassem alianças perpetuando assim o seu amor. O facto de as levar no dedo anelar vem de uma antiga crença grega que dizia que a veia deste dedo conecta diretamente com o coração.
Atirar arroz
A tradição de atirar arroz aos recém casados tem a sua origem na cultura asiática, onde o arroz é símbolo de fertilidade. Com este ritual deseja-se aos noivos uma grande descendência.
Levar liga
A liga representa o mistério e a virgindade. Como o branco simboliza a pureza e o azul fidelidade, muitas mulheres optam por levar uma liga com estas cores.

Tradições

Oferecer a liga e atirar o ramo
A tradição do noivo tirar a liga à noiva e oferecê-la tem a sua origem em França no século XVI, onde se considerava que a liga trazia boa sorte. Os convidados perseguiam a noiva e tiravam-lhe a liga à força. Para evitar isto as noivas começaram a “atirá-la” voluntariamente. Este costume alargou-se depois ao ramo. Atualmente, a tradição de atirar o ramo ou oferecê-lo diz que a pessoa que o agarre ou receba será a próxima a casar-se.  Por seu lado, o costume de levar um ramo vem do antigo Egito, onde se considerava que afugentava os maus espíritos.

Postado por:Thayná

Nenhum comentário:

Postar um comentário