segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aliança

A origem das alianças

A origem das alianças
Como é que surgiu o hábito de usa-las? Afinal a prova física do sacramento da união entre o casal é simbolizada pelo uso das famosas "argolinhas", sendo elas, símbolos demonstrativos do status do relacionamento que um homem tem com uma mulher ou vice-e-versa. 
A aliança possui a forma de um círculo representando a unidade perfeita onde não existe o início e o fim. Não há uma data exata, mas dizem que os egípcios foram os primeiros a usarem este símbolo, proveniente de um costume hindu, que tinha como significado a eternidade. A promessa de firmar um compromisso se fazia pública através do uso da aliança. 
As primeiras alianças eram de ferro. A confecção das mesmas em ouro e pedras preciosas só começou a ser produzida na idade média. Alguns historiadores dizem que os judeus já faziam uso das alianças antes dos cristãos usá-las em suas cerimônias.   
Segundo alguns relatos os romanos usavam a aliança no quarto dedo da mão esquerda, por acreditarem que nele havia uma veia que fazia ligação direta com o coração. 
No início a aliança servia como prova de "propriedade", ou seja, para a sociedade, o uso da aliança deixava claro que a mulher não estava mais livre para outro pretendente. Era a prova de um contrato firmado onde o noivo "comprara" sua noiva. 
Hoje em dia, as alianças sejam de compromisso/namoro, noivado ou casamento tem quase o mesmo significado. Os casais usam as alianças como forma de mostrar a sociedade que já possuem um compromisso com alguém. 
As alianças de casamento são confeccionadas em ouro amarelo ou branco, com pedras ou não e podem possuir formatos diversos, geralmente no seu interior é gravado o nome, seguida da data do casamento. 
Usualmente o primeiro nome da noiva é gravado na aliança do noivo, e o nome do noivo na aliança da noiva. Ultimamente os noivos estão inovando com siglas ou frases para a gravação na aliança. Abaixo algumas frases mais usadas para gravação:
 
-   Primeiro nome da noiva ou do noivo seguida da data do casamento.
-   Primeiro nome da noiva ou do noivo seguida da frase: "Amor Eterno" ou "Eu Te Amo".
-   Primeiro nome da noiva ou do noivo seguida das iniciais: "NEOQAV", que significa “Nunca Esqueça O Quanto Eu Amo Você”.
-   Primeiro nome da noiva ou do noivo seguida da frase: "Je Vous Aime" (Eu Te Amo, em francês).
-   Primeiro nome da noiva ou do noivo seguida da frase: "Felizes para Sempre". 
Claro que a imaginação é o que manda neste momento, e cada casal grava o que desejar na aliança, mesmo que não tenha significado algum para outra pessoa. Afinal, as alianças são exclusividade do casal. Então que tal pensar em algo que remeta a algum momento marcante entre vocês?
Postado por Patrícia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário